"TRABALHAR NA COISA CERTA É MAIS IMPORTANTE DO QUE TRABALHAR DURO"
Esta é a edição nº 1 da série de matérias sobre como ser um líder focado em resultados. Esta semana, falamos sobre a matriz Eisenhower.
Uma das ferramentas mais importantes de produtividade é entender a diferença entre qual trabalho é urgente e qual trabalho é importante.
Priorizar atividades é super importante, por isso trago a poderosa matriz Eisenhower para você. Uma ferramenta de priorização que vai ajudar você a tornar sua rotina mais eficiente, focando no que verdadeiramente importa.
Para colocar ela em prática, você deve separar suas atividades em 4 atributos:
- Importante e urgente: Problemas que você deve administrar. É resolver os incêndios para ontem! Essas atividades pressionam e grupo e a depender da situação, pode ser delegada.
- Importante, mas não urgente: Essas atividades reforçam o seu foco. Você pode desenvolver várias estratégias e coisas de valor aqui. São oportunidades e formas sistêmicas de abordar problemas.
- Urgente, mas não importante: Atividades que devem ser evitadas! Elas interrompem seu fluxo de trabalho e diminuem drasticamente sua produtividade. Sempre tente delegá-las.
- Não urgente, não importante: Tarefas mais irrelevantes, mas que devem ser feitas em algum momento. Particularmente, eu gosto de fazê-las como fuga de quando estou muito estressado. Às vezes, elas também podem ser uma perda de tempo, podendo ser eliminadas.
Apesar de parecer óbvio, na prática priorizamos atividades urgentes mas não importantes ao invés de atividades importantes mas não urgentes.
Destruímos nosso foco e produtividade ao lidar com coisas que não importam tanto.
E quando você menos percebe, todas as atividades que eram importantes agora também são urgentes, e ao invés de ser um líder planejador, é um bombeiro que apaga incêndios.
Ao priorizar suas atividades corretamente, você também pode sair do modo reativo de “bombeiro” para um modo estratégico, trabalhando em direção ao propósito de sua empresa.
Tempo é o que você tem de mais precioso, então não o desperdice!
Forte abraço,
Fernando Raphael.
Fonte: CRIARH Consultoria
Redação:
Fernando Raphael
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