13/04/2023 às 14:32 Promoções e Eventos

Marketing promocional em eventos: o que é e como aplicar no setor?

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Marketing promocional em eventos: o que é e como aplicar no setor?

O marketing promocional em eventos tem como principal objetivo gerar uma aproximação com os participantes e fidelizá-los. Trata-se de um conjunto de ações que são realizadas de acordo com o tipo de produção e o público.

O que é marketing promocional? Como se aplica ao setor de eventos?

Marketing promocional é o nome dado ao conjunto de estratégias voltadas para promover a interação entre uma marca e seus consumidores. São ações que vão além do usual, com o objetivo de fazer os clientes se sentirem prestigiados e valorizados pela empresa.

Em se tratando de eventos, o marketing promocional visa transformar os participantes em grandes fãs das produções. Assim, além de comprarem o ingresso e comparecerem, irão retornar em edições futuras, indicar aos amigos, compartilhar experiências positivas nas redes sociais e assim por diante.

Ações de marketing promocional são realizadas visando tanto resultados imediatos quanto de longo prazo. Além de ajudarem a impulsionar a conversão, também servem para plantar sementes que irão trazer frutos no futuro, gerando um crescimento sustentável.

Investir em iniciativas voltadas para o marketing promocional é uma maneira de se consolidar no mercado de eventos e se tornar uma referência entre o público.

Tipos de ações de marketing promocional em eventos

Confira alguns exemplos de ações de marketing promocional aplicadas ao setor de eventos.

Descontos na venda de ingressos

Uma das estratégias mais conhecidas de marketing promocional é o oferecimento de descontos na venda dos ingressos. No setor de eventos eles podem vir na forma de cupons, lotes e pacotes promocionais, saiba mais a seguir.

Cupons de desconto

São códigos comuns em vendas virtuais que concedem descontos automáticos no valor do ingresso no fechamento da compra. A plataforma Lets.events oferece essa opção de forma bastante simples.

Lotes

No setor de eventos é comum que a venda de ingressos aconteça em lotes. Assim, o número total de ingressos a serem vendidos é dividido com uma quantidade fechada para cada lote. O primeiro tem o valor mais baixo e os próximos vão aumentando progressivamente até chegar ao último.

Essa é uma forma de oferecer benefícios para aqueles que comprarem o ingresso logo no início da venda. É também uma estratégia que aciona o gatilho da escassez, pois é divulgado que cada lote terá uma quantidade de vagas limitada, estimulando o senso de urgência.

Pacotes promocionais

Os pacotes promocionais incluem vários ingressos em uma compra só. No caso de eventos com duração de vários dias, o pacote pode incluir uma entrada para cada dia. Já para produções com um dia de duração, o pacote pode ser incrementado com experiências extras.

Concursos culturais

Mais uma ação interessante de marketing promocional para eventos são os concursos culturais. Eles podem ser realizados de diferentes maneiras, tanto antes quanto após a produção.

São exemplos de concursos culturais:

  • Criação de frases sobre um tema relacionado ao evento;
  • Fotografias e vídeos criativos feitas durante o evento;
  • Desenhos;
  • Textos.

É muito importante que todos os participantes estejam cientes das regras e dos critérios utilizados para a escolha dos vencedores. Os prêmios podem ser ingressos e outros brindes.

Distribuição de brindes

Por falar em brindes, eles podem ser distribuídos em diferentes situações, tanto antes quanto durante o evento. Contudo, devem ser bem planejados para que realmente tragam o resultado esperado.

É crucial que os brindes oferecidos sejam úteis e ofereçam valor aos participantes. Afinal, além da satisfação daqueles que receberem o presente, é interessante que a pessoa utilize o item em seu dia a dia, ampliando o alcance da marca.

Ações de marketing promocional são realizadas visando tanto resultados imediatos quanto de longo prazo.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são velhos conhecidos de empresas de diferentes segmentos e também podem trazer bons resultados para os produtores de eventos. Consiste em oferecer vantagens especiais para quem já é cliente.

Pessoas que já foram em edições passadas de uma produção podem ter acesso a um lote promocional de ingressos, por exemplo. Isso dará a elas uma sensação de exclusividade e servirá de estímulo para atrair novos participantes.

Criação de experiências especiais

Quando falamos a palavra promocional, automaticamente relacionamos a estratégias ligadas à compra e a descontos. Entretanto, existem outras maneiras de se promover um evento, como através da criação de experiências especiais para os participantes.

Cada produtor deve encontrar uma maneira de fazer isso dentro do tema da sua produção. De modo geral, experiências que envolvam os diferentes sentidos, chamadas sensoriais, se mostram bastante interessantes e marcantes.

Construção de conexão com o público pelas redes sociais

Mais uma estratégia de marketing promocional que não envolve diretamente a venda diz respeito ao uso das redes sociais para a construção de conexão com o público. Isso deve ser feito sempre, mesmo se não houver uma produção com data próxima.

Visite os perfis de grandes eventos e verá que eles são alimentados com conteúdo constantemente, mesmo sem um evento próximo. Isso é importante para manter o público conectado às produções.

As postagens podem conter dicas, lembranças de edições passadas, com fotos e vídeos, enquetes sobre as expectativas do público e muito mais! Assim, quando um novo evento for marcado, essa conexão já terá sido criada, facilitando as ações de divulgação.

Benefícios do marketing promocional para eventos

Os benefícios do marketing promocional para eventos são bastante abrangentes e capazes de impulsionar os resultados de uma produção, confira!

Fortalecimento de marca – Uma marca forte é aquela que transmite confiança ao público, o que é fundamental para atrair pessoas para um evento.

Aproximação com o público – Para construir uma relação de confiança é necessário que o público conheça a empresa. O marketing promocional ajuda muito nesse sentido, criando conexão.

Criação de uma comunidade – Através de ações bem planejadas uma parcela significativa de participantes se transforma em uma comunidade de fãs do evento.

Fidelização – Mais do que irem em apenas um evento, as pessoas se tornam participantes recorrentes.

Aumento sustentável das vendas – Por serem baseadas na construção de relacionamento, as estratégias de marketing promocional geram um aumento sustentável das vendas de ingressos.Viu só como o marketing promocional é poderoso? Conte com o Lets.events para realizar a venda de ingressos e se aproximar do seu público, oferecendo a ele praticidade, segurança e muitas vantagens!

Forte abraço,

Fernando Raphael.

Fonte: Lets Event

Redação:

Fernando Raphael 

CEO Classe A Agency / Gestor e Consultor de Marketing

(81) 98751.4010 - contato@classeaagency.com.br

13 Abr 2023

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